Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Published on Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (http://www.gfmo.esalq.usp.br)

Início > Trabalho utiliza sensoriamento orbital, aéreo e proximal para o mapeamento da variabilidade espacial de lavouras de café

Trabalho utiliza sensoriamento orbital, aéreo e proximal para o mapeamento da variabilidade espacial de lavouras de café

Editoria: 
Pesquisa [1]
Sumário: 
Tese foi uma das vencedoras do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP
Corpo: 

Pesquisa avalia o uso de diferentes sensores para descobrir limitações de regiões que apresentam predisposição para alta ou baixa produtividade de café. O estudo é realizado no programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

A tese do doutorando Maurício Martello, orientada pelo professor José Paulo Molin, foi tema de um dos 10 vídeos selecionados entre os 167 inscritos na primeira edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, que reconhece os melhores vídeos sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP.

“Meu trabalho permite a identificação de novas ferramentas com o potencial para tornar os índices de eficiência produtiva cada vez maiores, atingindo níveis mais elevados de sustentabilidade na produção de café”, disse o doutorando. O trabalho avalia sensores que se dividem em nível terrestre, aéreo e orbital.

IMG_1209.JPG [2]

As aquisições de dados terrestres permitem estimativa do vigor e da saúde da planta por meio de 14 sensores acoplados num trator agrícola, que permitem obter dados a uma frequência de 5 hertz, ou seja, mais de 250 mil pontos por hora. “Esses sensores já são utilizados em outras culturas, mas no café isso ainda é inédito. A ideia é escanear as linhas das plantas visando identificar sua potencialidade”, explicou o pesquisador.

Com as imagens obtidas em nível aéreo é possível extrair informações como a altura da planta, diâmetro, volume, vigor vegetativo e índices de vegetação, entre outros. Para isso, são utilizadas câmeras RGB e multiespectral embarcadas em drones. “Além das imagens aéreas, são utilizadas também imagens orbitais, permitindo montar um histórico da área desde a sua implantação até os dias atuais utilizando índices de vegetação”, contou Martello.

 

Link do vídeo: https://youtu.be/JZcaLfCmmeI [3]

 

Texto: Letícia Santin | Estagiária de jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque

23/09/2019

Legenda 1: 
Sensores acoplados em trator agrícola (arquivo pessoal do pesquisador)
Data de controle: 
segunda-feira, Setembro 23, 2019


Source URL:http://www.gfmo.esalq.usp.br/banco-de-noticias/trabalho-utiliza-sensoriamento-orbital-a%C3%A9reo-e-proximal-para-o-mapeamento-da

Links
[1] http://www.gfmo.esalq.usp.br/taxonomy/term/150 [2] http://www.gfmo.esalq.usp.br/file/img1209jpg-3 [3] https://youtu.be/JZcaLfCmmeI