Tarde de música e encantamento

Foto: Caio Albuquerque

Uma tarde inspiradora, de encantamento e delicadeza foi proporcionada às alunas da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Tudo porque esteve entre elas um educador, poeta, intérprete e compositor radicado em Piracicaba que, há anos, vem divulgando seu trabalho de forma que aqueles que tiverem a oportunidade em acompanhar seus feitos possam desvendar o verdadeiro sentido da vida. Um afago ofertado aos presentes em hora e meia de apresentação do “Falando da Vida através da música”.

“O objetivo dessa minha apresentação é fazer com que nos afastemos momentaneamente da realidade, das preocupações, das coisas que estão ocorrendo para depois voltarmos a ela mais enriquecidos, mais fortalecidos”. Foi assim que Douglas Simões iniciou sua apresentação diante de uma plateia ávida em vivenciar bons momentos. “Não é fugirmos da realidade, pelo contrário, é para nos alimentarmos de uma coisa que nós temos dentro de nós porque, de repente, vamos sendo atropelados pelas ocorrências do dia-a-dia e acabamos empurrando isso para trás”, completou o compositor.

Inicialmente, Simões lembrou citações de grandes escritores, filósofos, médicos e outros ilustres como Mark Twain, Friedrich Nietzsche, Vitor Franco para explicar que existem dois dias mais importantes na nossa vida – o primeiro, quando nascemos, e o segundo quando entendemos para quê nascemos. A pergunta ‘Para quê?’ remete ao sentido da vida porque quem tem um para quê viver, enfrenta qualquer como viver.

E como fazemos para encontrar o sentido da vida? Para Simões, isso deve ser feito através do trabalho e do amor. “Quando a gente olha para o outro - o outro pode ser o meio ambiente, pode ser o próximo – é um amor que não é um amor só entre duas pessoas, que as vezes pode ser um egoísmo a dois, mas é um amor que através da pessoa amada podemos amar o mundo, a vida e a si próprio”, explicou ele.

De acordo com seu entender, quando procuramos desenvolver um trabalho junto aos outros, começamos a nos entender melhor, a descobrir quem nós somos, quem queremos ser e qual a digital que queremos deixar nesse mundo, nessa passagem. “Nessa viagem de trem que estamos fazendo aqui encontramos um sentido maior, independente da religião, nos deparamos com o reconhecer esse princípio inteligente, esse princípio diretor que a tudo governa”, ilustrou o compositor.

Após essa introdução sobre o sentido da vida, o palestrante entrou com a parte musical da atividade apresentando composições de sua autoria, algumas delas compostas com parceiros, o que deixou todos os presentes enternecidos com o conteúdo das mesmas, pois todas expressam experiências e momentos bons da vida. Um mergulho poético com peculiar sonoridade.

Entre as canções apresentadas estavam Vida e Amor, Riacho da Saudade, Araquá, Trocando olhares,  Cantar, Essência Feminina, Cantiga pra Mariana, La Vie, Song for Peace e Noiva em Flor.

A atividade ocorrida em 09 de maio de 2019, foi organizada pela Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM), da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar