Obra aborda a sustentabilidade ambiental da agricultura e de florestas tropicais

A Sustentabilidade Ambiental da Agricultura e de Florestas Tropicais: Uma Visão Científica, Ecológica, Política e Social é o título da obra lançada recentemente pela professora e pesquisadora Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, sênior do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Editada pela Appis Editora, a publicação é um pequeno testamento, trazendo considerações sobre a sustentabilidade ambiental em diversos aspectos. Relata de forma verídica diversos acontecimentos relacionados à sustentabilidade dentro do contexto político-social em que estamos vivendo.

“Neste momento, sentimo-nos muito inquietos com a conjuntura do nosso país, marcado por escândalos políticos, pela contínua marcha da Covid-19, e por eventos como a falta de água e os novos incêndios de grandes dimensões no Pantanal, a continuada derrubada indiscriminada das nossas florestas e, sobretudo, pela falta de gestão em nosso país”, anuncia a autora, lembrando ter a obrigação de trazer uma resposta técnico-científica à sociedade.

“Apesar de ser técnico no conteúdo, este livro foi escrito numa linguagem acessível ao cidadão ou à cidadã comum. Neste lançamento do livro gostaríamos que ele chegasse ao maior número possível de pessoas, a fim de demonstrar a urgência em tomarmos medidas para encerrar a destruição sistemática do nosso lindo país, salvando o que ainda existe e recuperando a parte destruída”, complementa a professora Elke.

Em suma, a propõe ao leitor compreender os princípios de toda desordem ambiental e saber qual o nosso papel para mudar essa realidade afim de não agravar ainda mais a situação.

Autora – Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso graduou-se em Engenharia Agronômica em 1964. Fez o mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (1968) e Ph.D. em Plant Pathology - Ohio State University (1971). Fez Pós-doutorado em Microbiologia do Solo na Georg-August-Universität Göttingen na Alemanha (1981-1982). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Rizobiologia, Micorrizas, Microrganismos Fixadores de Nitrogênio, Solubilização de fosfatos, Rizobactérias promotoras do crescimento de plantas, Tratamento de resíduos agro-industriais, Adubos orgânicos, Recuperação de áreas degradadas e biorremediação e Avaliação risco ambiental por meio da Ecotoxicologia Terrestre.

- Link do vídeo de lançamento do livro: https://www.youtube.com/watch?v=MbnJbyG-wz0&t=917s&ab_channel=EditoraAppris

- Link de acesso à aquisição do livro: https://www.editoraappris.com.br/produto/5206-a-sustentabilidade-ambient...