Gestão Ambiental celebrou 20 anos de existência

Durante a manhã do último dia 26 de novembro, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizou solenidade em comemoração aos 20 anos do curso de Gestão Ambiental. A celebração, que esteve sob responsabilidade do Centro Acadêmico de Gestão Ambiental e egressos do curso, com apoio da Comissão de Coordenação do curso, foi abrilhantada por canções que remetiam a relação do homem com a natureza.

O dispositivo da cerimônia esteve composto pelos professores João Roberto Spotti Lopes - vice-diretor da Esalq, Roberto Arruda de Souza Lima - prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz, Taciana Villela Savian – coordenadora do curso de Gestão Ambiental, e pelos representantes dos egressos do curso Livia Maresti e Renato Morgado.

Durante o evento, dirigentes, coordenadores, alunos e egressos relembraram as histórias do curso, debateram o presente e refletiram sobre o futuro da formação e da atuação profissional em Gestão Ambiental, destacando ainda que as motivações que levaram à criação do curso continuam atuais: a necessidade de profissionais com formação interdisciplinar capazes de compreender e atuar em diversas esferas da área ambiental de maneira holística.

A programação envolveu pronunciamentos de dirigentes, alunos e egressos do curso; apresentou um vídeo especialmente produzido pela Divisão de Comunicação / TV USP (https://youtu.be/BvAJoLBfziQ) retratando a linha do tempo e a essência da profissão; rendeu homenagens à Esalq e à Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz; recebeu Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Piracicaba de autoria da vereadora Silvia Morales; prestou tributos aos professores e funcionários que contribuíram com a trajetória do curso; e realizou plantio de árvore. As apresentações musicais ficaram por conta do Grupo Vocal Luiz de Queiroz, sob regência da maestrina Cintia Pinotti, e dos cantores egressos do curso Rebeca Cristine Ferreira da Silva e Diogo Meneses Costa, acompanhados pelo violão do músico piracicabano Junior Patrese e Gabriel Souza na percussão.

Em seu pronunciamento, o vice-diretor da Esalq, Professor João Roberto Spotti Lopes destacou ser uma honra poder rememorar os marcos significativos da Esalq. “Há 20 anos a Escola teve o privilégio de oferecer cursos noturnos que atendessem a demanda por mais profissionais dirigidos ao mercado. Hoje, o de Gestão Ambiental figura no Guia Quero Educação como um curso 5 estrelas, o conceito máximo da avaliação do setor universitário”.

Lopes lembrou, ainda, que a proposta inicial de criação do curso foi oferecer uma formação multidisciplinar voltada às ciências da terra e do ambiente, sociais e administrativas com disciplinas em áreas como administração, economia, sociologia, botânica, geologia, química ambiental, direito, ecologia e educação ambiental. “Por ser um curso relativamente jovem, deve promover reflexões e aprimoramentos contínuos nos métodos de ensino e aprendizagem, que estimulem a formação sistêmica e humanística demandada para este tipo de profissional, que vai atuar nas relações do homem com o meio ambiente, buscando-se a sustentabilidade”.

Ao finalizar Lopes cumprimentou alunos, docentes e coordenadores do curso. “Vida longa e produtiva ao curso!  Nossa Esalq tem muito interesse em valorizar e incrementar o programa acadêmico, procurando ampliar a perspectiva de criar profissionais plenos e atendendo às expectativas de um mercado de trabalho sempre em evolução”.

Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, primeiro coordenador do curso de Gestão Ambiental comentou que a ideia de criar o curso surgiu na cabeça de alguns docentes. “Nas primeiras reuniões a ideia era criar um profissional que soubesse lidar com os conflitos de setores que nem sempre andam em paralelo nas questões sociais, ambientais e econômicas. No primeiro semestre assumi a disciplina ‘Introdução a Gestão Ambiental’ e foi ali que eu tive contato pela primeira vez com os alunos, e ali começou uma das melhores experiências da minha vida”.

Taciana Villela Savian, atual coordenadora do curso de Gestão Ambiental afirmou que o gestor ambiental é um profissional importante para a sociedade dadas as condições que enfrentamos atualmente. “O gestor ambiental é um profissional multidisciplinar que dialoga com várias áreas, não só sob o aspecto ambiental, mas também com a área de ciências humanas e ciências exatas com o intuito de articular essas equipes na resolução de problemas ambientais”. Taciana ainda ressaltou que a relação com os ex-alunos possibilita conhecer suas áreas de atuação. “Temos alunos atuando na parte governamental, egressos atuando em organizações não governamentais e, mais recentemente, uma turma de profissionais engajados em empresas e bancos”, finalizou a docente que atua pela segunda vez como coordenadora do curso de Gestão Ambiental.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 29.11.2022