Esalq se prepara para receber ingressantes de 2020

Ingressantes participarão de atividades de integração (Crédito: Gerhard Waller)

De 17 a 20 de fevereiro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizará a Semana de Recepção aos Ingressantes 2020. Neste período, chegam para estudar e um dos sete cursos de graduação oferecidos pela USP em Piracicaba 430 e a Semana de Recepção tem como objetivo integrar os calouros e mostrar-lhes as oportunidades que terão durante sua trajetória estudantil.

As atividades começam na manhã de 17 de fevereiro, no Edifício Central, quando os ingressantes receberão as boas vindas da comunidade do campus, instruções e programação das atividades da semana. Nesse momento os ingressantes entregarão donativos a serem doados às instituições piracicabanas, receberão sua caneca durável do USP Recicla, crachá e participarão do café caipira, com alimentos da região de Piracicaba, ação que propõe a valorização da agricultura familiar e circuitos curtos de comercialização. Ainda pela manhã, o Coral Luiz de Queiroz se apresenta em uma atividade interativa com o público e, na sequência, os dirigentes do Campus darão as boas vindas e mostrarão o vídeo institucional do Campus.

Finalizando as atividades da manhã, os novos alunos acompanharão a palestra “Equilíbrio emocional: do vestibular à universidade”, com o Instituto Visão Futuro. Após será apresentado o desafio Esalq 2020 para que os ingressantes possam desenvolver iniciativas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Encerrando o primeiro dia de recepção, os períodos da tarde e noite os ingressantes serão recepcionados na Central de Aulas para a apresentação dos serviços, das coordenações de Cursos e visita guiada pelo campus e encontro com os centros acadêmicos dos cursos noturnos.

Na terça-feira, 18 de fevereiro, os alunos terão a aula de introdução aos cursos de graduação e, em seguida, participam da Feira de Extensão, que reúne os grupos de extensão do campus com o propósito de conhecerem possíveis áreas de atuação, interfaces com a sociedade e oportunidades de atuação. Haverá ainda a visita guiada à biblioteca central.

Oficinas – Durante a semana, ocorrerão oficinas com grupos de extensão e acadêmicos em períodos alternados: terça-feira das 14h às 18h, quarta-feira das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 21h e quinta-feira das 8h às 12h. As oficinas serão ofertadas de acordo com os eixos temáticos Educação e Biodiversidade; Desafios na Alimentação; Água e Florestas; Agricultura e Produção Animal; Tecnologia e Sustentabilidade; Diversidade e Inclusão; Agroecologia; Empreendedorismo; Economia e Administração. Todos os eixos temáticos terão o desafio de relacionar as oficinas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para encerrar a semana serão realizadas atividades esportivas oferecidas pela Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” (AAALQ).

Confira a programação completa no site. https://www.esalq.usp.br/graduacao/aluno-ingressante