Esalq recebeu comitiva de Illinois

Grupo de Illinois foi recepcionado no Edifício Central (crédito: Fabio Torrezan)

Na última quarta-feira, 11 de março, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu um grupo de estudantes e professores da Western Illinois University. Os visitantes estiveram no Brasil de 5 e 14 de março, participando do BRAZILIAN AGRICULTURE AND INDUSTRY.

O objetivo da iniciativa é possibilitar a compreensão do modelo brasileiro de agronegócio e indústrias relacionadas, compreendendo a geografia econômica da agricultura brasileira, em particular as diferenças acentuadas entre as diferentes regiões e condições de produção e comercialização. Durante o período no Brasil, alunos da Western Illinois University realizaram visitas às principais empresas e fazendas presentes no Brasil, especificamente nas cidades de São Paulo, Botucatu, Piracicaba e Campinas.

Na Esalq, foram recepcionados na Sala Ceres pela professora Sílvia Helena Galvão de Miranda, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais. Na sequência, assistiram uma apresentação da EsalqTec, proferida pelo professor José Belasque Jr., membro do Conselho Deliberativo da incubadora tecnológica e, na sequência, acompanharam apresentações das empresas Smart Sensing e Smart Agri, residentes da EsalqTec.

Finalizado as atividades em Piracicaba, o grupo deslocou-se até o Parque Tecnológico de Piracicaba e realizou uma visita ao hub AgTech Garage.

Fundada em 1899, a Universidade de Western Illinois é uma instituição pública localizada em Macomb, no estado de Illinois, Estados Unidos. Atualmente tem cerca de 7 mil estudantes matriculados e oferece mais de 100 programas de bacharelado, mestrado, doutorado e pós-doutorado em seus dois campi.

Texto: Caio Albuquerque (17/03/2020)