Esalq esteve presente na Flipira 4.0

Equipe do CRECIN e Museu Luiz de Queiroz (divulgação)

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, ocorreu no Engenho Central de Piracicaba a 4ª edição da Flipira – Festa Literária de Piracicaba. O evento, que faz parte do calendário oficial cultural da cidade, teve como tema central o escritor Thales Castanho de Andrade, um dos pioneiros da literatura nacional.

Com a proposta de fomentar atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, o grupo de extensão e pesquisa CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e o Museu “Luiz de Queiroz”, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), estiveram presentes em um espaço que uniu um recorte do acervo da instituição com os jogos gigantes do projeto do Clube de Ciências.

“O propósito foi explorar a curiosidade do público, por meio de objetos vinculados a processos de escrita e leitura, como máquina de escrever, tinteiros, carimbos, dentre outros, destacando práticas comuns do cotidiano da Esalq, tanto alunos quanto funcionários e docentes, visto que a utilização destes métodos remete a boa parte da trajetória da unidade, seja na realização de provas e anotações, até nas produções científicas, utilizando a datilografia”, conta a professora Rosebelly Nunes Marques, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, coordenadora do CRECIN.

Os representantes da Esalq levaram ainda para a feira os jogos gigantes, como xadrez, tangram, dominó, entre outros, onde foram ensinadas, além das regras e mecânicas destes jogos, suas aplicações no ensino, como na matemática, bem como auxiliando em questões como raciocínio lógico e estratégico. "Ainda, haviam práticas sobre etimologia, que buscavam explorar as palavras e como nossa língua se moldou com o passar do tempo", complementa a professora Rosebelly.

As atividades foram coordenadas pelo coordenador do Museu, Edno Aparecido Dario, pela Professora Rosebelly Nunes Marques, por Charles Albert Medeiros e Levi De Zen Itepan, colaboradores do Museu “Luiz de Queiroz” e do CRECIN.

A FliPira foi uma realização da Academia Piracicabana de Letras (APL), Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e Pecege, e conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, da Secretaria da Ação Cultural (Semac), da FEALQ, do Grupo Oficina Literária de Piracicaba (Golp) e do Centro Literário de Piracicaba (Clip), da Agência Neurônio Adicional e Biblioteca Municipal, tendo patrocínio do Colégio Objetivo, da Acipi , do Rotary e da Simespi.

Com informações de Charles Medeiros (27/11/2023)