Esalq e Cena farão diagnósticos de Covid-19 para trabalhadores do agronegócio

Testes serão realizados no campus Luiz de Queiroz (crédito: Fabiano Pereira)

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) viabiliza parcerias para que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba (SP), realizem diagnósticos da Covid-19 para trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos. A campanha batizada de “Fealq Pela Vida” também capta recursos para exames de pacientes da rede pública de saúde, envolvendo prefeituras e outras unidades da USP e da Embrapa Pecuária Sudeste.

Com capacidade para realizar até 570 testes diários em três laboratórios, o objetivo da campanha é contribuir para segurança das pessoas que atuam no setor e garantem o abastecimento a toda população, além de ajudar a desafogar a demanda por exames na rede pública. Para que as instituições de ensino e pesquisa possam oferecer o serviço para iniciativa privada, associações e prefeituras, a Fealq formaliza e garante legalidade aos contratos entre os laboratórios e organizações que precisam dos diagnósticos.

Os exames de Covid-19 são viabilizados de duas formas. Uma delas é contratação do “Teste Solidário”, modalidade em que a organização interessada adquire a quantidade necessária de diagnósticos para seus colaboradores e doa um percentual para testes de pacientes da rede pública, que serão selecionados pelas secretarias de saúde dos municípios indicados.

A outra forma de colaborar é a simples doação de recursos, que pode ser feita por meio de depósito em conta bancária da Fealq. A entidade sem fins lucrativos faz o repasse para os laboratórios. Se quiser, o doador poderá direcionar sua contribuição a uma das instituições participantes. Veja mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.

Além do laboratório coordenado por pesquisadores da Esalq/USP e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba, também participa do projeto a unidade da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em Pirassununga (SP), já realiza exames a preço de custo para prefeituras paulistas, também em parceria com a Fealq.

“Como Fundação, temos um papel social a cumprir e não poderíamos ficar de braços cruzados em meio à crise que o novo coronavírus tem provocado e que atinge tanto a vida das pessoas, quanto a economia e o nosso frágil sistema de saúde. Acredito que junto à Esalq, Cena, FZEA e Embrapa, e com apoio do agronegócio, podemos superar mais rapidamente os desafios da pandemia”, afirmou Nelson Sidnei Massola Júnior, diretor-presidente da Fealq e professor associado do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da Esalq/USP. Clique aqui para conhecer os demais envolvidos.

Por que testar trabalhadores do setor?

• Taxa de transmissão elevada

Dados indicam que cada infectado, mesmo sem apresentar sintomas, transmite Covid-19 para até três pessoas, em média, no Brasil. O impacto da taxa de transmissão do novo coronavírus nas linhas de produção e distribuição de alimentos, além do risco à saúde das pessoas, pode gerar graves prejuízos ao setor.

• Escassez e demora de diagnósticos no Brasil

Estudos apontam a maior oferta de exames como um dos fatores para redução de casos. Significa que, quanto mais testes, melhor o enfrentamento da doença e menor taxa de transmissão do novo coronavírus. Mesmo assim, poucos laboratórios realizam diagnóstico no Brasil, o que eleva o tempo de espera pelos resultados e prejudica as ações de controle.

• Responsabilidade Social

Ao colaborar com os “testes solidários”, as empresas do setor vão proteger seus colaboradores e ainda podem doar testes para pacientes da rede pública de saúde.

Com informações de Araripe Castilho

14/05/2020