Esalq aborda em podcast contribuições da universidade na formulação de políticas públicas

O podcast Estação Esalq, produzido pela Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) apresenta, durante o mês de julho, a Série Políticas Públicas. Serão cinco episódios (quatro já publicados) que abordam as contribuições da universidade no embasamento de políticas públicas. Lembrando, claro, que políticas públicas são ações de governo que atendem demandas locais e globais de forma estratégica e sustentável. A partir de entrevistas com docentes e egressos, percebemos que as políticas públicas ocorrem no âmbito da gestão pública e a universidade participa desse processo em direção ao bem comum a partir da sua atuação com Ensino, Pesquisa e Extensão.

O primeiro episódio traz o posicionamento do diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, do vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, que ainda preside a Comissão de Relações Institucionais da Esalq. Participa ainda da estreia da série Mariane Crespolini dos Santos, gestora ambiental formada na Esalq e atual diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, eu agradeço pelas contribuições para este Estação Esalq. (CLIQUE AQUI E OUÇA O EPISÓDIO).

Mudanças climáticas – O processo de mitigação das mudanças climáticas globais nas ciências agrárias é o tema do segundo episódio da série. O entrevistado é o professor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, do departamento de Ciência do Solo da Esalq. O docente coordena um grupo de pesquisa que está inserido no desenvolvimento de práticas sustentáveis que de um lado aumenta o sequestro de carbono no solo e de outro lado reduz as emissões de gases do efeito estufa para a atmosfera. Cerri fala também da sua atuação junto ao RCGI – Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, entidade com sede na Escola Politécnica da USP e que conta com o apoio da Fapesp e Shell. (CLIQUE AQUI E OUÇA O EPISÓDIO).

Urbanização urbana – Publicado no último dia 13 de julho, o terceiro episódio da Série Políticas Públicas tem como tema Florestas urbanas e a melhoria da qualidade de vida nas cidades paulistas e traz uma entrevista com o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do departamento de Ciências Florestais da Esalq. O docente coordena um projeto que preconiza a importância das Florestas Urbanas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades paulistas. Para explicar como acontece o diálogo entre os projetos desenvolvidos na universidade com a gestão pública, o professor reforça seu envolvimento em projetos que oferecem subsídios para diretrizes, sugestões e normativas de um modelo mais sustentável para as nossas cidades. (CLIQUE AQUI E OUÇA O EPISÓDIO).

Adequação ambiental – Essa semana estreia o quarto episódio da Série Políticas Públicas, que tem como tema a Adequação ambiental e agrícola e a conservação da biodiversidade biológica brasileira. Neste episódio o nosso entrevistado é o professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do departamento de Ciências Biológicas da Esalq.  O professor coordena na Esalq o Laboratório de Restauração Florestal (LERF) atua na produção de publicações não acadêmicas que orientam técnicos e produtores rurais para boas práticas ambientais que acabam auxiliando na formulação de políticas públicas. (CLIQUE AQUI E OUÇA O EPISÓDIO)

Irrigação e conectividade – O último episódio da Série Políticas Públicas teme estreia marcada para a última semana de julho. Neste episódio o nosso entrevistado será o professor Durval Dourado Neto, diretor da Esalq e docente do departamento de Produção Vegetal. O docente coordena na Esalq o Grupo de Políticas Públicas (GPP Esalq), que tem como foco contribuir com Políticas Públicas voltadas ao agronegócio. Uma das iniciativas abordadas será um projeto que conta com apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo-SAF/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O docente falou ainda sobre extensão rural, irrigação e conectividade no campo.

Como ouvir o Estação Esalq - O podcast Estação Esalq está disponível no Spotify, na Apple Poscasts, Anchor, e Google Podcast. Em qualquer uma dessas plataforma, após abrir o aplicativo, digite Estação Esalq em “Buscar”. Depois clique em “Seguir”. É possível ouvir apenas um episódio em streaming ou baixar qualquer episódio para ouvi-lo off-line.

A Série Políticas Públicas é uma parceria entre a Divisão de Comunicação e a Comissão de Relações Institucionais da Esalq. Para saber mais sobre políticas públicas na Esalq acesse http://www.esalq.usp.br/politicas-publicas .

Texto: Caio Albuquerque (19/07/2021)