Encontro abordou processos biológicos na interface solo-planta

Painelistas do A5 Alliance Webinar abordaram o tema Biological resources improving crop efficiency (reprodução)

Com o propósito de proporcionar uma visão da eficiência agronômica atrelada aos processos biológicos, no uso racional e sustentável dos recursos biológicos presentes na interface solo-planta, aconteceu nesta terça-feira, 06/10, o primeiro encontro do A5 Alliance Webinar, com o tema Biological resources improving crop efficiency. A atividade integrou a programação da 63ª Semana Luiz de Queiroz. (ASSISTA)

Os debatedores foram Martin van Ittersum, da Wageningen University & Research, Jorge Rodrigues, da University os California-Davis e YUAN Lixing, da China Agricultural University. As explanações terão como moderador o professor Fernando Dini Andreote, do departamento de Ciência do Solo da Esalq. Segundo Andreote, o desafio dos painelistas foi abordar como os componentes biológicos podem conferir maior eficiência ao sistema agrícola.

Martin van Ittersum, da Wageningen University, destacou o conceito de circularidade e diversidade, reforçando a importância do uso do solo para diferentes culturas, os benefícios para a alimentação humana e a reposição eficientes de nutrientes como ação primordial inserida no manejo integrado. Defendeu ainda a diversidade de culturas agrícolas e a complementariedade que integra o uso da atividade agropecuária como fator da sustentabilidade.

O uso eficiente de nutrientes foi contemplado na fala de YUAN Lixing, da CAU, que enfatizou a dificuldade que temos na inserção de conceitos em regiões onde a agricultura é descentralizada e conta com a participação de muitos produtores. O pesquisador chinês falou ainda sobre a importância do manejo correto de fertilizantes, uma vez que erros nesse sentido podem converter os benefícios para o solo em problemas ambientais como contaminação e eutrofização (fenômeno que causa saturação de nutrientes como nitrogênio e fósforo em ecossistemas aquáticos).

Jorge Rodrigues, da UC-Davis, destacou a interação da saúde de solo e da saúde humana, relacionando funções da diversidade biológica do solo que permeiam o desenvolvimento de plantas o valor nutricional de plantas. Comentou ainda sobre a importância das formas de carbono no solo, ação diretamente ligada ao manejo e tocou ainda no tema desmatamento, observando as consequências da perda floresta para a qualidade biológica do solo.

Finalmente, Andreote comentou sobre a integração da biologia do solo no sistema agrícola, ou seja, a microbiologia como fator de importância na busca da eficiência agronômica já que permeia todo o funcionamento da planta e conectar o sistema planta-solo. “Em síntese, abordamos sistemas, buscando junção entre produtividade e sustentabilidade, que a princípio parecem esferas opostas, mas não são, uma vez que o solo precisa ser eficiente na produção de alimentos e recursos, mas não pode ser destrutivo ao mesmo, já que deve ser preservado às futuras gerações”, finalizou o professor da Esalq.

O webinar Biological resources improving crop efficiency pode ser assistido na íntegra a qualquer momento clicando aqui.

A5 Alliance Webinar – Nesta quarta-feira, 07/10, as 11h30, acontecerá o segundo encontro do A5 Alliance Webinar. Com o tema "Bio-inputs in animal feeding", a atividade abordará os efeitos de aditivos na saúde e desempenho de animais de produção. Contará com a participação de docentes da Esalq, University of California-Davis e China Agricultural University.  Toda a programação da 63ª Semana Luiz de Queiroz ocorre exclusivamente em formato virtual e pode ser conferida pelos perfis @esalqmidias no YouTube, Facebook e Linkedin.

Texto: Caio Albuquerque (06/10/2020)