Em tempos de isolamento social, projeto oferece atendimento on-line para professores de Ciências

Atenção professores, vocês já sabem como trabalhar o tema pandemia com seus alunos? Já utilizou metodologias ativas ou planejou a atividades educativas para desenvolver durante a quarentena?

O momento atual tem obrigado profissionais nas mais diversas áreas a descobrirem novos formatos de atuação e maneiras criativas para desempenhar seu trabalho com eficiência. Na educação, com as aulas suspensas devido à pandemia de coronavirus, escolas, professores e estudantes foram obrigados a adotar a tecnologia para minimizar os efeitos do distanciamento provocado pelo isolamento social.

Um blog desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) oferece materiais didáticos e plantão on-line via e-mail para professores e estudantes de escolas de educação básica que, nesse momento, não podem desenvolver atividades presenciais.

Com conteúdo de Ciências e Biologia, o blog InForme-se consCiência foi organizado por bolsistas do projeto “Ensino de Biologia por investigação: atividades práticas na formação de futuros professores das Licenciaturas da Esalq/USP” e tem como coordenadora a professor Taitiâny Kárita Bonzanini, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

“A proposta é divulgar materiais didáticos e, principalmente, constituir um espaço para troca de informações e conhecimentos, diante do cenário de pandemia e suspensão de atividades presenciais nas escolas”, comenta a docente.

O projeto recebe apoio do Programa Unificado de Bolsas da USP e conta com a participação de graduandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Agrárias da Esalq, que selecionam, analisam e produzem materiais didáticos e também desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em escolas públicas do município de Piracicaba.

A docente e os estudantes envolvidos no projeto estão diariamente produzindo conteúdo com dicas pedagógicas e respondendo mensagens encaminhadas pelos professores que necessitam trabalhar com suas turmas à distância.

Acesse: https://licenciaturasesalq.wixsite.com/ensinodeciencias