Docente da Esalq será membro da Academia Brasileira de Ciências

Crédito: Gerhard Waller

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou no último dia 1º de dezembro, após Assembleia Geral Ordinária, o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. Entre eles, surge um docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Maurício Roberto Cherubin. O pesquisador encontra-se entre os cinco membros afiliados da região de São Paulo na categoria Ciências da Terra. O mandato tem validade de 5 anos.

Todos os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2023. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas no dia 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas, em datas que serão agendadas futuramente.

Cherubin, que atua no Departamento de Ciência do Solo, declarou que ser membro da Academia Brasileira de Ciências é um privilégio de poucos. “Estou muito feliz com o reconhecimento de minha trajetória acadêmica e científica. Divido essa conquista com meus orientados do Grupo SOHMA (Soil Health & Management Research Group), colegas do Departamento de Ciência do Solo e todos os demais colegas da Esalq e instituições parceiras com os quais tenho tido o privilégio de trabalhar em cooperação”.

Além de Cherubin, outros quatro pesquisadores da região de São Paulo serão membros afiliados da ABC: Anderson Fernandes de Brito (Ciências Biológicas, Instituto Todos para Saúde); Bruno Campos Janegitz (Ciências Químicas, UFSCar); Leonardo Tomazeli Duarte (Ciências da Engenharia, UNICAMP); Pedro da Silva Peixoto (Ciências Matemáticas, USP).

A ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no País. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem-estar social. Contribui para a promoção da ciência por meio do reconhecimento do mérito cientifico, a publicação do periódico Anais da ABC e o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.

O novo membro da ABC

Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2006-2011), Bacharel em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2007-2012), Mestre em Agronomia (PPG em Agronomia: Agricultura e Ambiente - UFSM, 2011-2013), Doutor em Ciências, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ/USP, 2013-2016). Atuou como pesquisador visitante (2015) do United States Department of Agriculture (USDA) - National Laboratory for Agriculture and the Environment (NLAE), Ames-IA, onde estudou a aplicação de diferentes abordagens e ferramentas para avaliação da qualidade do solo em solos tropicais. Tese de doutorado - Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2017 - Grande Área: Ciências Agrárias. Pós-Doutorado (2016-2018) no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) - Laboratório de Biogeoquímica Ambiental. Orienta no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (Esalq/USP), e coordena o grupo de pesquisa Soil Health & Management Research Group - SOHMA. Leciona nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental da Esalq. Suas pesquisas visam quantificar e compreender os impactos do uso da terra e de práticas de manejo na qualidade do solo, dinâmica de carbono e na provisão de serviços ecossistêmicos em sistemas agrícolas. Participa de redes de cooperação científica com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. É pesquisador da equipe do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (RCG2I) (FAPESP-Shell) e vice-diretor do programa Nature Based Solutions (NBS). Recebeu o Prêmio Fundação Bunge - Juventude em 2022 (Ciências Agrárias – ‘Crédito de carbono e agricultura regenerativa’).

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 02.12.2022