Departamento homenageou ex-chefes do setor

Prof. Eduardo Eugênio Spers, chefe do LES, e Profa. Silvia Helena Galvão de Miranda inauguram a Galeria dos Ex-chefes | Crédito: Gerhard Waller

O Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), da Escola Superior de Agricultura Luiz (Esalq/USP), promoveu neste dia 5 de dezembro, homenagens aos ex-chefes de departamento e, em particular, fez uma especial reverência ao Prof. Joaquim José de Camargo Engler, falecido em 23 de julho de 2023.

A iniciativa nomeou a antiga sala do Conselho de Departamento com o nome do Prof. Joaquim José de Camargo Engler e promoveu, ainda, a inauguração da Galeria dos Ex-Chefes de Departamento. O acontecimento contou com as presenças dos ex-chefes homenageados, dirigentes da Esalq e docentes do LES.

Joaquim José de Camargo Engler

O Professor Joaquim Engler nasceu em Campinas em 1942. Formou-se em Engenharia Agronômica na ESALQ/USP em 1964. Obteve os graus de Mestrado e Doutorado em Economia Agrícola na Ohio State University, nos Estados Unidos. Obteve também o título de Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Esses títulos todos foram obtidos no período de 1965 a 1971.

No âmbito da Esalq, tornou-se chefe do Departamento (atual LES) em 1972, exercendo o cargo até 1980. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação do LES e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Esalq. Foi Diretor da Esalq de 1982 a 1986. Trabalhou para a criação do Campus em Piracicaba e foi seu primeiro Prefeito, cargo que exerceu de 1985 a 1987.

Foi um dos idealizadores e dos instituidores da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), em 1976.

Na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi Coordenador da área de Ciências Agrárias e, em 1993, passou a atuar como Diretor Administrativo da Fundação, cargo que exerceu até 2017.

Foi assessor técnico de Planejamento, chefe de Gabinete do Reitor da USP, coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) e presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP).

Atuou com frequência como assessor da CAPES, do CNPq e da FINEP.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTB 32531 | 05.12.2023