

Primeiro filme queniano exibido no Festival de Cannes, Rafiki estampará a tela do projeto CINEsalq no próximo dia 22 de maio, as 18h, no o Anfiteatro da Horticultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Dirigido por Wanuri Kahiu, baseado no conto “Jambula Tree” de Monica Arac de Nyeko. A palavra "rafiki" significa "amigo" em suaíli, mas o filme vai muito além da amizade. Em um subúrbio de Nairóbi, no Quênia, Kena e Ziki são duas jovens com sonhos e personalidades diferentes. Kena é reservada e prática, filha de um político local; Ziki é vibrante, cheia de vida e filha do oponente político do pai de Kena. Apesar das tensões entre suas famílias e da sociedade conservadora à sua volta, elas desenvolvem uma amizade que logo se transforma em um relacionamento amoroso.
O Projeto CINEsalq oferece ao público a oportunidade de cinema gratuito com filmes atuais intercalando temáticas sociais, culturais, ambientais com a proposta de ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural dos alunos e incentivar a formação crítica e apreciativa. Durante a sessão, ocorrerá distribuição gratuita de pipoca. Para os estudantes da Esalq, será emitido certificado de presença. A atividade integra a Agenda Cultural 2025 do campus Luiz de Queiroz, com organização da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.
CINEsalq
Filme: Rafiki
Data: 22/5/2025
Horário: 18h
Local: Campus Luiz de Queiroz, Esalq, Anfiteatro da Horticultura
Entrada gratuita