Aluno de Ciências dos Alimentos é premiado em evento internacional

Aluno premiado pela International Association for Food Protection (Crédito: Divulgação IAFP) - foto obtida do vídeo divulgado pelo evento.

Thiago Sugizaki dos Santos, aluno do curso de graduação em Ciências dos Alimentos da Esalq, recebeu da International Association for Food Protection (IAFP) o Student Travel Award, correspondente ao custeio de sua viagem para participar do 2020 IAFP Annual Meeting, um dos mais importantes eventos na área de segurança dos alimentos.

O esalqueano foi o único brasileiro entre os 20 candidatos selecionados para receber a premiação este ano. A seleção se baseia na análise de uma declaração de interesse (na qual o aluno descreve sua trajetória acadêmica e a motivação para participar do evento), bem como uma carta de recomendação.

Por conta da pandemia de Covid 19, este ano o evento (que seria realizado em Cleveland, Ohio, Estados Unidos) ocorreu de forma virtual entre os dias 26 e 28 de outubro. Os estudantes contemplados foram anunciados e informados de que poderão usufruir da viagem no próximo ano, para participar da próxima edição do IAFP Annual Meeting.

Além de participar do evento, Thiago teve a oportunidade de apresentar dois resumos oriundos de projetos desenvolvidos junto ao Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, sob orientação da professora. Daniele F. Maffei. Um deles intitulado “Impact of organic and conventional practices in the microbiological quality of fresh leafy vegetables produced in Piracicaba, SP - Brazil” e o outro “Assessing Brazilian food establishments' hygienic handling of leafy vegetables and their microbiological quality”.

No primeiro trabalho são apresentados dados sobre a qualidade e segurança microbiológica de hortaliças produzidas pelos sistemas de cultivo orgânico e convencional, por meio da pesquisa e enumeração de microrganismos patogênicos e indicadores de contaminação. Já no segundo trabalho, são descritas as práticas de higiene e manipulação de hortaliças folhosas observadas em estabelecimentos comerciais de Piracicaba, bem como a qualidade microbiológica de amostras coletadas nesses locais.

Vídeo dos alunos contemplados: https://player.vimeo.com/video/468700606

Texto: Caio Albuquerque, com informações da professora Daniele Maffei (10/11/2020)